Conheça os documentos de afixação obrigatória para empresas

Descubra os tipos de impostos empresariais existentes
Descubra os tipos de impostos empresariais existentes
11 de dezembro de 2019
Gestão financeira: o que você precisa saber
Gestão financeira: o que você precisa saber
5 de fevereiro de 2020
Conheça os documentos de afixação obrigatória para empresas

Por determinação legal, alguns documentos previdenciários e trabalhistas devem permanecer afixados em local visível e de livre acesso dentro de uma empresa. Eles devem estar disponíveis para conhecimento dos trabalhadores e da fiscalização da região. Entenda melhor nesse artigo quais são os documentos de afixação obrigatória.

Categorias de documentos de afixação obrigatória

Os documentos são classificados em algumas modalidades, com uma extensa lista que varia de acordo com a fiscalização e a região. Confira os principais abaixo:

Alvará de Localização da Prefeitura e cartão do CNPJ

Todas as empresas devem ter exposto em local visível, o alvará de localização da Prefeitura. Também deve estar exposto o cartão CNPJ da empresa.

Alvará Sanitário

Para estabelecimentos do segmento de saúde, alimentícios e zoonoses devem ter expostos em local visível, o alvará expedido pela vigilância sanitária. Dependendo do estado e cidade, essa regra pode se aplicar a todos os segmentos.

Laudo de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Todas as empresas necessitam ter o laudo de vistoria emitido pelo corpo de bombeiros.

Opção pelo Simples

Empresas inscritas no Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples deverão manter na empresa, em local visível ao público, placa indicativa que esclareça se tratar de microempresa ou empresa de pequeno porte inscrita no SIMPLES.

Lei 2.211/1994 – Sonegar é crime

Estabelecimentos comerciais são obrigados a afixarem em local visível a frase “sonegar é crime”, indicando o pedido de notas fiscais por produtos e serviços adquiridos.

Horário de trabalho

O quadro de avisos deve ter o horário de trabalho. Se ele não for único para todos os empregados ou para os de uma seção ou turma, deve ser discriminado. Se houver registro manual, mecânico ou eletrônico, deve constar a hora de entrada e saída, período de repouso e alimentação e neste caso fica dispensado o uso do quadro.

Escalas

Quando o serviço exige trabalho em dias que normalmente são destinados ao repouso, como os domingos e feriados, desde que devidamente autorizado, o empregado deve elaborar uma escala de revezamento. Nela deve estar determinados os dias de folga.

Guia da Previdência Social

As cópias da Guia da Previdência Social devem estar afixadas no quadro de avisos, durante todo o mês.

Convenções coletivas

Os acordos coletivos de trabalho e convenções devem estar visíveis aos colaboradores e fiscais durante todo o período que estiverem compreendidos.

Férias coletivas

Se a empresa optar por férias coletivas, as datas de início e finalização do descanso devem estar afixadas no quadro de avisos.

Reembolso-creche

Se a empresa oferece reembolso para as mães que usam creches particulares, essa informação deve estar afixada no quadro de avisos. Inclusive com os procedimentos necessários para desfrutar desse benefício.

Informações sobre saúde do trabalho

Para prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho, informações sobre saúde e segurança devem ser afixadas no quadro de avisos da empresa. Entre elas devem estar: proteção contra incêndios, instalações elétricas, indústria da construção, mineração, explosivos, inflamáveis e combustíveis, água não potável, rotulagem não preventiva, mapas de riscos, trabalho portuário, caldeiras, transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

Lei 9.294/1996 – Placas de “proibido fumar”

Essa lei proíbe o consumo de cigarros em locais fechados. Independentemente de serem públicos, privados ou coletivos.

Lei 10.048/2000 –  Placas de atendimento preferencial

Empresas e estabelecimentos comerciais precisam ter estrutura para atendimento prioritário, com placa que informe que pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, obesos e pessoas com crianças de colo têm direito a atendimento preferencial, nos termos da lei.

Lei 12.291/2010 (CDC Lei 8.078/1990)

Todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços precisam oferecer, em local de fácil acesso, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor.

Livro de Reclamação do Procon

O empresário, comerciante ou prestador de serviços é obrigado a possuir um livro de reclamações. Sempre que solicitado, deve disponibilizar de maneira imediata e gratuita ao cliente. Também precisa informar, por meio de placa em local visível.

Lei 2.150/1993 – Dias e horários de Funcionamento

Estabelecimentos comerciais, especialmente os do Rio de Janeiro, devem afixar seus dias e horários de funcionamento, desde que: não impliquem em redução da carga normal mensal de operação, de comum acordo com seus empregados e consideradas as prescrições trabalhistas vigentes.

Lei 2.087/1993 – Bebidas alcoólicas

Estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas devem informar em placa, com o devido destaque, as informações: “O álcool é prejudicial à saúde, podendo causar dependência física e psicológica”.

Lei da nota fiscal obrigatória

De acordo com a Lei Federal nº 8.846, de 24 de janeiro de 1994, todo consumidor tem direito a receber Nota Fiscal e nenhum estabelecimento, por qualquer motivo, deve omiti-la.

Lei do imposto discriminado

A Lei 12741/12 indica a discriminação na nota fiscal ou em local visível dos impostos incidentes sobre os produtos comercializados.

A lista é extensa e ainda existem outros cartazes obrigatórios de acordo com a atividade, e com as legislações estaduais ou municipais.  Se você precisa de ajuda para providenciar essas informações, chame a Contfour. Nossos profissionais estão prontos para te ajudar. Clique aqui e fale conosco.

Importante: Nós coletamos e processamos seus dados, conforme a LGPD e nossas Políticas, para prestar nossos serviços e permitir o funcionamento adequado deste site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. 
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!