Coronavírus: como pequenos negócios podem enfrentar essa fase difícil?

CNAE: o que é e como defini-lo?
CNAE: o que é e como defini-lo?
12 de março de 2020
Pró-labore e lucro distribuído: entenda as diferenças e função de cada um
Pró-labore e lucro distribuído: entenda as diferenças e função de cada um
17 de abril de 2020
Coronavírus: como pequenos negócios podem enfrentar essa fase difícil?

A crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus vem causando enormes prejuízos para a economia de todo o mundo. E especialmente os pequenos negócios vêm sofrendo com isso, muitos deles de portas fechadas há muitos dias, seguindo recomendações dos órgãos de saúde e Governo Federal. 

Pequenos negócios são os mais afetados pelo coronavírus 

Isso afeta diretamente o volume das vendas. Uma pesquisa do Sindicato da Micro e Pequena Empresa – Simpi-SP apontou que apenas 11% das micro e pequenas empresas têm capital de giro para atravessar um mês. 

Por esse motivo a crise precisa ser um momento de se reinventar, criar soluções inovadoras, que contribuam com o desenvolvimento do negócio. Quem for mais ágil e criativo, conseguirá sobreviver em meio a esse problema. 

Trouxemos algumas dicas para te ajudar nessa fase: 

Reavalie seus custos 

Antes de pensar em qualquer coisa, é fundamental que o empresário tenha profundo conhecimento sobre os custos de sua empresa, desde os essenciais até os adicionais. 

Se o faturamento cair, priorize os custos essenciais e tente cortar ou reduzir os demais.

Tente negociar os custos antes de cortá-los 

Após rever todos os seus custos, converse com seus fornecedores para conseguir um melhor prazo para cumprir seus compromissos e até um desconto para não precisar descontinuar a parceria. 

Aproveite a internet para transformar seu negócio 

Se a sua empresa ainda não aproveita os benefícios do digital, esse é o momento. Se você vende produtos que podem ser entregues ao cliente, aposte em vender online por meio de um site próprio ou por parceiros de entrega. 

Pense sempre em como promover a experiência do seu ambiente físico dentro da casa do cliente. E aproveite os recursos de delivery para te ajudar tornar isso real para os consumidores.

Redes Sociais: se você nunca quis, vai ter que querer

Vivemos um momento em que o cliente, mesmo a contragosto está recluso em casa, a maioria deles nas Redes Sociais. As operadoras de telefonia brasileira registraram, até o dia 19 de março de 2020, o aumento médio de 40% no tráfego de internet banda larga fixa. 

Uma solução rápida e de custo reduzido é investir na criação de perfis nas principais redes sociais, que são o Facebook e Instagram. 

A Contfour está a disposição para também auxiliar os pequenos e médios empreendedores nessa fase, em relação a tributos e obrigações. Clique aqui e fale conosco.

Importante: Nós coletamos e processamos seus dados, conforme a LGPD e nossas Políticas, para prestar nossos serviços e permitir o funcionamento adequado deste site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. 
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!