Gestão financeira: o que você precisa saber

Conheça os documentos de afixação obrigatória para empresas
Conheça os documentos de afixação obrigatória para empresas
30 de janeiro de 2020
Fim do alvará: confira 287 atividades que não precisarão mais de licenças
Fim do alvará: confira 287 atividades que não precisarão mais de licenças
13 de fevereiro de 2020
Gestão financeira: o que você precisa saber

A gestão financeira de um negócio está relacionada com todas as atividades que a empresa executa para garantir o controle dos recursos da organização. Essas atividades envolvem o planejamento, execução e medição de resultados que envolvem o capital do empreendimento. 

Esse gerenciamento garante que o seu negócio tenha recursos suficientes para se manter e, ir além, investindo em melhorias e expansão de mercado. 

Nesse artigo vamos te ajudar a dar o primeiro passo na gestão financeira da sua empresa. Continue a leitura.

Por que minha empresa precisa da gestão financeira?

Com essa ferramenta, o negócio conta com administração correta dos recursos, o que fortalece os investimentos, proporcionando o crescimento do negócio. Além de exterminar os desperdícios em todos os departamentos, tornando a operação mais enxuta e melhorando resultados como um todo. 

Esse tipo de gerenciamento faz diferença principalmente em épocas de crise, pois uma empresa bem estruturada, consegue sobreviver a uma má fase. 

Primeiro passo: planejamento

O primeiro pilar de uma gestão financeira eficiente é o planejamento. Ele define alguns pontos como os objetivos e metas, estratégias financeiras e as métricas a serem analisadas. É nessa fase que se define, por exemplo, o quanto é possível diminuir, de forma legal, os impostos a serem pagos. 

Ferramentas da gestão financeira

Para colocar todo o planejamento em prática e ter êxito, é preciso se valer de ferramentas de controle e follow-up corretas. Entre elas. 

  • Fluxo de caixa: que registra todas as movimentações financeiras do negócio, como entradas e saídas.
  • Capital de giro: principal ativo sendo gerenciado, que é o que o negócio precisa dispor para financiar as suas operações durante determinado período.
  • Precificação: etapa importante, que se não for feita de forma correta, pode prejudicar a entrada de capital no negócio. Deve-se levar em conta os custos fixos e variáveis para a oferta do produto ou serviço mais a margem de contribuição, que indica a lucratividade desejada.

Premissas para uma boa gestão financeira 

  • Separe as finanças pessoais das corporativas;
  • Documente toda a etapa da gestão financeira;
  • Tenha um setor da empresa voltado para o financeiro;
  • Não trate a conta a receber como já recebida;
  • Atualize e adapte o planejamento financeiro tanto quanto necessário.

Se você deseja ter uma gestão financeira adequada e acompanhada por profissionais que entendem do assunto, conte com a Contfour. Clique aqui e fale com nossos especialistas.

Importante: Nós coletamos e processamos seus dados, conforme a LGPD e nossas Políticas, para prestar nossos serviços e permitir o funcionamento adequado deste site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. 
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!