Disponibilidade de caixa nunca foi tão imprescindível

CLT e PJ: qual desses regimes são mais eficientes para contratação?
CLT e PJ: qual desses regimes são mais eficientes para contratação?
30 de abril de 2020
Disponibilidade de caixa nunca foi tão imprescindível

Ter dinheiro em caixa pode salvar seu negócio em um momento de crise. A expressão “Cash is King” (Caixa é Rei) é muito utilizada no meio contábil e empresarial, e a relevância dele não é à toa. Em tempos de crise empresas com disponibilidade de caixa estão mais preparadas para enfrentar o difícil momento. 

O Brasil já passou por inúmeras instabilidades, políticas, econômicas e agora, a mais recente crise sanitária mundial, Corona vírus, coloca à prova uma boa gestão de seu negócio.  Aqui vamos abordar as vantagens de um controle do fluxo de caixa e apontar os itens práticos para se ter um bom saldo em disponíveis:

  1. Ciclo operacional financeiro
    Saber quais os dias de recebimento de sua empresa, determinar e definir um ou mais dias no mês para isso é fundamental. Há empresas que não possuem controle dos dias em que seus clientes podem pagá-las, em contrapartida as datas de pagamento de fornecedores, folha de pagamento, impostos já são conhecidas previamente. Por isso, defina uma data de recebimentos, em que, mesmo que haja atrasos de seus clientes você não fique com um rombo no seu caixa para cumprir com suas obrigações financeiras.
  2. Prevenir é melhor que remediar
    Ter uma certa “gordura” no seu caixa pode ser determinante para manutenção do seu negócio. Em momentos de crises novos produtos, serviços e novos projetos podem sair da gaveta, atendendo uma demanda que até então não existia. Para isso você pode precisar contratar alguns fornecedores ou fazer alguns investimentos. Para isso ter um bom caixa nesse momento te coloca frente as melhores negociações. Com dinheiro na mão, você pode conseguir um bom desconto para pagamento à vista e ter um bom poder de barganha.
  3. Investimentos financeiros
    Ter uma reserva financeira não significa deixá-la parada na sua conta corrente sem algum rendimento. Há disponível no mercado maneiras de rentabilizar sua reserva com uma certa liquidez, quando necessário.
  4. Controle diário com softwares
    Um sistema de gestão e controle no fluxo de caixa pode te auxiliar nessa tarefa diária. Há inúmeros softwares que lhe ajudam com isso, inclusive versões gratuitas. A Contfour possui parceria com as melhores empresas de software de gestão financeira com condições únicas. Tais ferramentas trazem muita comodidade e você consegue controlar seu fluxo totalmente online. 
  5. Controle de inadimplência
    Ter um fluxo de caixa organizado e suficiente permite que você ganhe fôlego com os inadimplentes. Em tempos de crise, os inadimplentes normalmente aumentam, por isso, tente sempre negociar os pagamentos de seus clientes, mesmo que parcelando alguns recebimentos. Ter de recorrer à empréstimos para fluxo de caixa é uma medida extrema que pode sair caro para sua empresa, uma vez que os bancos cobram juros altos para tais concessões.

Clique aqui e fale com a Contfour Contabilidade Digital. Nossos profissionais podem te ajudar.

Importante: Nós coletamos e processamos seus dados, conforme a LGPD e nossas Políticas, para prestar nossos serviços e permitir o funcionamento adequado deste site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. 
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!